domingo, 11 de dezembro de 2011

Poesia no formato haikai

 

"Cavalo solto
trota em liberdade
no pasto em flor"

****************************************************

Antes que alguém me diga que os meus "Haikais" não são perfeitos, já adianto que minha intenção jamais foi a de ser um grande haikaista, apenas aprendi a admirar essa forma de fazer poesia, que nasceu no Japão e se espalhou pelo mundo. Admiro muito àqueles que realmente fazem do haikai uma verdadeira obra de arte e não tenho a menor pretensão de me comparar a eles, e por isso, me limito humildemente a usar o formato sem nenhuma pretensão, mas aqui vai uma pequena explicaçãozinha:
Haikai como aprendi, é a arte de com o mínimo, obter o suficiente. Sua métrica original é divida em 3 linhas, contendo a primeira 5 sílabas, a segunda 7 sílabas e a terceira também 5 sílabas. Está relacionado sempre à natureza, e parte de um momento ou seja, uma emoção única de quem o escreve. 
Mas para quem quiser mesmo se especializar na arte, sugiro que se dedique, pois essa arte exige estudo e dedicação, e há vários critérios a serem seguidos.
Enfim, um forte abraço a todos e espero que gostem dessa forma de poesia tanto quanto eu.

****************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário